Pular para o conteúdo principal

Chapada Diamantina - 8 sugestões de passeios

Quem gosta de natureza e turismo, com certeza deve incluir a Chapada Diamantina como meta para sua próxima viagem. Esse tesouro da Bahia, com serras, grutas, poços, cachoeiras e vegetação exuberante, possui uma diversidade sem fim de opções de passeios, para todos os tipos de turistas aventureiros. Fica até difícil de escolher os pontos a se conhecer e muito provavelmente, quando sua viagem acabar, você ficará com gostinho de quero mais e pensará em voltar outras vezes para conhecer locais diferentes. Pensando em facilitar sua primeira viagem à Chapada, darei minhas 8 sugestões de passeios imperdíveis, tendo como base a cidade de Lençóis. 

1. PASSEAR PELAS RUAS DE LENÇÓIS

Lençóis é considerada a capital turística da Chapada, possuindo uma boa rede hoteleira. Só no Booking, tem mais de 60 opções para todos os gostos e bolsos, mas a maioria é bem simples, como hostels, b&b ou casas familiares. Também tem muitas empresas de turismo, lojinhas de artesanatos, um centro histórico bem movimentado, com muitos barzinhos e restaurantes, sendo bem tranquilo de circular por ele a pé, inclusive de noite.

Passear pelas ruas da cidade é visitar o passado e reviver a história dos tempos áureos da exploração de diamantes na região, no século XIX. As fachadas das casas antigas são bem conservadas, e o Rio Lençóis, cortando a cidade, torna a paisagem ainda mais bonita.

É possível chegar em Lençóis de avião ou de ônibus, a partir de Salvador. O vôo da Azul tem duração de pouco mais de uma hora, e a viagem de ônibus da Real Expresso tem duração de cerca de seis horas. Algumas empresas de turismo de Recife oferecem o tour completo para a Chapada com ônibus saindo a partir do Derby. Para quem tiver disposição de enfrentar quase 20 horas de bus e pouca grana disponível, é uma opção a se considerar. Eu fui de avião até Salvador e de ônibus até Lençóis e a viagem foi bem tranquila, ônibus confortável e belas paisagens para observar.

Seguem abaixo alguns cliques noturnos de Lençóis. Não esqueça de levar um casaquinho, pois à noite as temperaturas caem.





2. CACHOEIRA DO MOSQUITO

Se está planejando sua viagem à Chapada, deve ter observado que lá tem centenas de cachoeiras e com certeza, está na dúvida sobre quais deve visitar. A minha sugestão é a Cachoeira do Mosquito, que fica a 60 km de Lençóis. Para chegar nela, é preciso descer por cerca de 1 hora um trecho de 3 km em meio a natureza (e para voltar, é preciso subir esse mesmo caminho). Mas a paisagem durante a trilha e a beleza da cachoeira, com sua queda d'água de quase 60 m, recompensam seu esforço. 

A cachoeira, vista de cima

Na trilha para descer até a queda d'água


Não é linda?

3. GRUTA AZUL

A Chapada também possui centenas de grutas e cavernas. Só nos municípios de Seabra, Palmeiras e Iraquara, existem mais de 130! Portanto, escolher quais conhecer também é uma tarefa complicada. Irei lhes indicar três grutas imperdíveis, a Gruta Azul, a Gruta da Fumaça e a Gruta da Pratinha!

A Gruta Azul está localizada na Fazenda Pratinha, na cidade de Iraquara (a cerca de 77 km de Lençóis), conhecida como a Cidade das Grutas. A maioria dessas grutas é aberta para a visitação. Numa curta caminhada, com uma descida por uma escadaria, é possível chegar na gruta azul, e por questões de preservação da área e segurança, o banho não é permitido. A água realmente forma um espelho azulado, muito bonito! A gruta tem cerca de 70 m de profundidade. Apesar de sua área pequena, é uma das grutas mais visitadas por turistas justamente por essa coloração tão linda de suas águas. 



Impressionante!


  
 4. GRUTA DA FUMAÇA

Outra sugestão de gruta para conhecer na Chapada é a Gruta da Fumaça, também localizada em Iraquara. Apesar de relativamente pequena, é maior que a Azul e é possível entrar nela, visitando seu salão que é considerado um dos mais completos em termos de espeleotemas da Chapada. Nesse passeio, é necessário usar capacete e portar lanternas, pois o salão é bem escuro, mas é um passeio relativamente tranquilo, inclusive pode ser feito com crianças e idosos.  





5. GRUTA DA PRATINHA

Na fazenda Pratinha, além da Gruta Azul, está localizada a Gruta da Pratinha. Ambas possuem conexão com o Rio Pratinha. Nessa gruta, é permitido o mergulho com snorkel e pé de pato, acompanhado de um guia. Para quem deseja nadar, o rio está bem em frente à gruta, com águas transparentes, cheias de peixinhos. Há uma tirolesa e um mirante do qual se tem uma bela vista da fazenda, e também opções de restaurantes, formando um interessante complexo de ecoturismo.



Rio Pratinha

Nas águas transparentes, dá para observar muitos peixes.
  
6. MINIPANTANAL MARIMBUS

Entre os municípios de Lençóis e Andaraí, na comunidade quilombola de Remanso, está o minipantanal da chapada, o Marimbus. Para conhecer essa belíssima região alagada, é preciso pegar um barco a remo e descer o rio até chegar próximo a Cachoeira do Roncador, num trajeto que dura cerca de uma hora e meia para ir e um pouco mais para voltar. A paisagem lembra muito o pantanal mato-grossense, e durante o passeio você avistará muitas espécies de plantas aquáticas e alguns exemplares da fauna, principalmente de aves. Após o banho na cachoeira, é possível almoçar na comunidade quilombola uma comida muito farta e saborosa. Para mim, foi um dos melhores passeios que fiz na Chapada.




Cachoeira do Rio Roncador

7. MORRO DO PAI INÁCIO


O morro do Pai Inácio é um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada, pertencendo ao município de Palmeiras, a cerca de 26 km de Lençóis. Possui mais de 1.100m de altitude. É possível subir no morro através de uma trilha de dificuldade média. Porém, no dia que o visitei, chovia bastante e eu e algumas outras pessoas infelizmente não conseguimos subir até o topo, pois a trilha estava encharcada e havia o risco de escorregar nas pedras. Mesmo assim, valeu muito a pena a visita. A paisagem ao redor do morro é linda, com vegetação exuberante e bem conservada. Também é um ponto sobre o qual se contam muitas histórias, sendo a mais famosa a de um escravo, chamado Pai Inácio, que teria se relacionado com uma filha de um fazendeiro e que, ao saber que ela estava grávida, teria saltado do morro com um guarda chuva e enganado os capangas do fazendeiro, caindo em uma das fendas do morro e dali, fugido. 

Subindo o morro  

Estava tudo ok, até que o tempo foi fechando


E de repente, o maior pé d'água rsrsrs coisas da Chapada

8. POÇO AZUL

Minha última dica da chapada é o imperdível Poço Azul!O poço fica no município de Nova Redenção, a cerca de 85 km de Lençóis, e é considerado um dos mais bonitos do país, com 16 m de profundidade e águas bem azuis e transparentes. Nele, é possível realizar flutuação com coletes e snorkel, para observar as formações rochosas ao fundo, mas não é permitido nadar ou fazer qualquer movimento de agitação da água. 





Todos esses passeios que fizemos foram em carro particular com o guia/dono da pousada na qual ficamos hospedados, Pousada Natureza (o café da manhã era uma delícia, sem igual). Ele cobrou um preço bem melhor que os das empresas de turismo e ele faz passeios para não hóspedes também. Recomendo! 

Espero que tenham gostado da postagem e se tiverem quaisquer dúvidas, é só me contactar!






Comentários

  1. Amei seu post Marina. Ajudou-me bastante! A Chapada Diamantina faz parte da minha infância. Meu mundo de fantasia ia à mil quando me contavam a história do homem que pulou da Serra do Pai Inácio de guarda chuva. Ver essa história aqui emociona! Estarei indo à Chapada agora em janeiro. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, que bom que gostou da postagem! Desejo uma ótima viagem para vcs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

7 opções de bate e volta a partir de Lisboa - turismo nos arredores lisboetas

Olá leitores! Portugal é um país querido pelos viajantes brasileiros por ser geralmente a porta de entrada na Europa, pelo idioma que facilita e muito a comunicação e também, pelo seu tamanho pequeno, mas com grande diversidade de passeios, principalmente a partir de Lisboa. Nesse post vou dar dicas sobre sete locais próximos a Lisboa que você pode conhecer em um dia (ou até mesmo em meio dia), com base nas minhas viagens para Portugal em 2016 e 2017. São locais imperdíveis, com monumentos históricos, praias e cassinos, então vai agradar a todos os gostos, além de ser muito fácil chegar neles de comboio ou ônibus. Partiu? 1. CASCAIS Cascais está localizada há pouco mais de 30 km de Lisboa, numa região que muitos chamam de Riviera portuguesa. Ou seja, possui um litoral com praias lindas e muito badaladas na alta estação. Tanto praias arenosas quanto com costões rochosos como essa da foto. O comboio de Lisboa para Cascais (destino final Cascais) sai da Estação do Cais do Sod

Atacama: um deserto de extremos Pt. III

Prezados leitores, Nesse último post, trarei informações sobre os tours no Atacama que devem ser feitos nos últimos dias da sua estadia, por visitarem os locais de maior altitude no deserto: Lagunas Altiplânicas e Geiser del Tatio. O tour até as lagunas costuma incluir um dos pontos imperdíveis do deserto: o Salar do Atacama. Não deixe de conferir as primeiras partes dessa viagem nos links: http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-i.html http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-ii.html LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E SALAR DO ATACAMA  Esse tour sai de San Pedro de Atacama cedinho (portanto, vá agasalhado), rumo às lagunas, parando no caminho no Pueblo de Socaire. Nesse simpático povoado, há uma igreja do século XVIII, e ao seu redor, é possível ver o típico modelo de agricultura atacamenha, em terraços. Em Socaire, tomamos o café da manhã. oferecido pela agência Layana . Seguimos

Top 6 América do Sul

Prezados leitores, nessa publicação listarei 6 sugestões de locais da América do Sul que merecem ser conhecidos. Esqueçam as capitais como Buenos Aires ou Montevidéu. A ideia é fugir da obviedade dos grandes centros urbanos. Também são locais de importância histórica e belíssimas paisagens naturais, e 4 deles, são andinos. Irei ordená-los alfabeticamente. São locais que conheci e irei apresentar dicas de atrações e hospedagem em cada uma deles! 1. Cartagena de Las Indias, Colômbia Cartagena das índias (em português) é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, especialmente na região do caribe colombiano. O centro histórico da cidade fica dentro da antiga muralha, que é muito bem conservada em vários trechos. Dá para conhecer todo o centro a pé e com relativa segurança, inclusive caminhei sozinha à noite e ao menos essa parte turística da cidade é bem policiada. A única coisa desagradável é o assédio dos vendedores ambulantes, que lhe seguem por metros oferecendo insis