Pular para o conteúdo principal

Uma viagem inesquecível na Andaluzia Pt. I: Sevilha, Pueblos Blancos e Ronda

Andaluzia, terra de vândalos... e de belezas sem igual!

Tive a oportunidade de passar alguns dias nessa região ao sul da Espanha. Pude conhecer Sevilha, Ronda, Pueblos Blancos, Granada e Córdoba. E de quebra, ainda atravessei de ferry até Tânger, no Marrocos. Irei, numa série de postagens, trazer dicas imperdíveis para você conhecer os principais destinos da Andaluzia!

PRIMEIRA PARADA: SEVILHA

Fui de Lisboa até Sevilha num vôo da TAP, que durou aproximadamente uma hora. Do aeroporto, segui até o centro histórico de táxi e mesmo com bandeira 2, a corrida custou cerca de 6 euros. O centro histórico de Sevilha possui várias ruas estreitas, algumas pelas quais carros não conseguem passar. Nessas edificações antigas há inúmeros hostals tanto com quarto coletivo quanto com quarto individual. Essa é a melhor área para se hospedar, perto das principais atrações turísticas da cidade, onde você chegará em poucos minutos a pé. Me hospedei no Hostal Sierpes . Dele até a Catedral de Sevilha, é uma caminhada de cerca de 5 minutos. Caminhar por essas ruas é super seguro a qualquer hora do dia e da noite.

Sevilha tem três principais atrações turísticas imperdíveis: a Catedral de Sevilha, com sua famosa torre, a Giralda, o Alcazar e a Plaza de Espanha. A Catedral de Sevilha é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo, mas considerando apenas as de estilo gótico, é a maior do mundo. Caminhe ao redor dela e você perceberá o quanto é grande. Reserve parte da sua manhã ou tarde para conhecê-la. O ticket para visitá-la custa 9 euros. A riqueza de detalhes na arquitetura e decoração da catedral é impressionante. Imagens minunciosamente esculpidas em pedra, madeira e ouro prendem sua atenção.






Uma das atrações mais espetaculares da catedral é o Altar Mor, onde está um retábulo gótico totalmente coberto de ouro, com passagens da vida de Cristo. Impressionante, como poderá ver na foto abaixo.


Na catedral também está o suntuoso túmulo de Cristóvão Colombo, sustentado por quatro estátuas. Não é à toa que a Catedral foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!



Não deixe de subir na torre, a Giralda. É uma subida cansativa, com várias rampas, mas a vista da cidade que você terá lá em cima compensa o esforço. A Giralda é um antigo minarete que foi transformado no campanário da catedral. Ela mede mais de 100 metros de altura!





Em frente à entrada da Catedral, atravessando a pequena Plaza del Triunfo, você chegará ao Real Alcazar de Sevilha. Trata-se de um dos conjuntos monumentais mais representativos da cultura do Mediterrâneo. Congrega na sua arquitetura influências árabe, mudéjar (que mistura as artes cristã e islâmica), renascentista e barroca. Há palácios e jardins belíssimos, além de banhos árabes, para conhecer e assim como a catedral, o Alcazar também é um Patrimônio da UNESCO. O ticket custa 9,50 euros. É um valor um pouco salgado, mas vale muito a pena!







Após conhecer as duas atrações acima, reserve um tempo para caminhar até o Rio Guadalquivir. É o quinto maior rio da Península Ibérica. É o maior da Andaluzia e o único de grande porte navegável da Espanha. Às margens dele você verá a Torre Del Oro (foto do Google Imagens, a minha ficou muito escura). Siga caminhando ao lado do rio pelo Paseo de Las Delicias até chegar ao agradável Parque María Luísa e junto a ele, a Plaza de España. O Parque é o jardim público mais famoso de Sevilha e é considerado um dos pulmões da cidade. Já a Plaza foi construída para a Exposição íbero-americana de 1929 e foi integrada ao parque. Na Plaza, há referências às principais cidades da Espanha, com cenas representativas de cada uma delas, e mapas indicando suas localizações no chão.


Alguns cliques do Parque María Luísa:




Alguns cliques da Plaza de España:







SEGUNDA PARADA: EL CORONIL, PUEBLOS BLANCOS E RONDA

A partir de Sevilha é possível fazer vários passeios tipo bate e volta de um dia (clique no link para mais informações). Um dos mais procurados é o tour pelos Pueblos Blancos e Ronda, passando por El Coronil. Fiz o passeio através da empresa de turismo Naturanda mas inúmeras outras empresas fazem esse tour, cada uma com disponibilidade de dias diferentes. Você pode ver essas opções no Trip Advisor, link no começo desse parágrafo. Em El Coronil, a principal atração é o Castillo de Las Aguzaderas, uma fortaleza construída pelos árabes no século 14. Ao contrário da maioria das fortalezas, que ficam em terrenos altos, o Castillo foi construído num talvegue para proteger o manancial de água da fonte Aguzaderas. A entrada é gratuita.



A seguinte parada é em um dos Pueblos Blancos, Zahara de la Sierra. Os Pueblos Blancos incluem cerca de 20 cidades entre Cádiz e Málaga caracterizadas por terem todas as suas casas com fachadas brancas, pintadas de cal. Zahara de la Sierra é uma das cidades brancas, é pequena e possui uma população residente de pouco mais de 1.500 habitantes, mas na alta estação, se encontra lotada por veranistas. As casas brancas integradas à paisagem com muito verde e água são lindas e imperdíveis.




A próxima parada é em Grazalema. Também é uma cidade pequena com pouco mais de 2.200 habitantes mas que atrai muitos turistas. Compõe junto com outras cidades a lista 'Los Pueblos más bonitos de España'. Tanto Grazalema quanto Zahara de la Sierra estão incluídas no Parque Natural de la Sierra de Grazalema. Essa cidade também realiza todo ano a corrida de touros com cordas, tradição bastante polêmica que se encerra com a morte do touro. Há uma estátua na cidade fazendo referência à essa prática.





O passeio tem como parada final a cidade de Ronda. É a maior das cidades desse tour, com cerca de 36.000 habitantes, sendo uma das principais da Província de Málaga. É considerada o berço das touradas. Antigamente, vários jovens iam a Ronda para treinar na Real Maestranza de Caballería de Ronda (foto abaixo) e se tornar toureiros. Mas graças à popularização do futebol, cada vez menos jovens se interessam pela atividade. Hoje são realizadas no máximo duas touradas por ano em Ronda. Os touros agradecem.


A cidade está assentada sobre uma meseta rochosa há mais de 700 m do nível do mar. As partes mais antiga e mais recente da cidade estão divididas por um precipício impressionante, El Tajo de Ronda, no fundo do qual corre o Rio Guadalevín. O principal monumento de Ronda é o Puente Nuevo, ponte que atravessa o tajo conectando os dois lados da cidade.



Na parte mais nova da cidade, além da Real Maestranza, estão localizados o parque Alamedas del Tajo, onde tem um mirador do qual temos uma vista belíssima da cidade e do vale do rio; a Igreja de Nuestra Señora de la Merced; várias lojinhas com artesanato e lembrancinhas para turistas; hotéis; e a estação rodoviária. Além dos ônibus, é possível chegar em Ronda de trem a partir de Madrid e Algeciras em ligações diretas, e de outras cidades em conexões da malha ferroviária. Para saber mais informações sobre trens na Espanha, visite o site da Renfe. É possível comprar tickets para as mais distintas localidades da Espanha com antecedência (para nós, brasileiros, pelo PayPal) e imprimi-los em qualquer máquina nas estações ferroviárias no dia da sua viagem. 




Na parte mais antiga da cidade, estão: o Palácio Mondragon, que hoje abriga o acervo do Museu Municipal; e ao redor da Plaza Duqueza de Parcent, uma das principais praças da cidade, o Convento de Las Clarisas, a Parroquia Santa María de Mayor com uma torre que lembra a Giralda de Sevilla, e a prefeitura, el Ayuntamiento de Ronda.





Espero que tenham curtido as dicas! Nos próximos posts, vou dar dicas sobre como chegar a Tânger, no Marrocos, numa day trip, e falarei sobre outras duas cidades lindas da Andaluzia, Granada e Córdoba! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 opções de bate e volta a partir de Lisboa - turismo nos arredores lisboetas

Olá leitores! Portugal é um país querido pelos viajantes brasileiros por ser geralmente a porta de entrada na Europa, pelo idioma que facilita e muito a comunicação e também, pelo seu tamanho pequeno, mas com grande diversidade de passeios, principalmente a partir de Lisboa. Nesse post vou dar dicas sobre sete locais próximos a Lisboa que você pode conhecer em um dia (ou até mesmo em meio dia), com base nas minhas viagens para Portugal em 2016 e 2017. São locais imperdíveis, com monumentos históricos, praias e cassinos, então vai agradar a todos os gostos, além de ser muito fácil chegar neles de comboio ou ônibus. Partiu? 1. CASCAIS Cascais está localizada há pouco mais de 30 km de Lisboa, numa região que muitos chamam de Riviera portuguesa. Ou seja, possui um litoral com praias lindas e muito badaladas na alta estação. Tanto praias arenosas quanto com costões rochosos como essa da foto. O comboio de Lisboa para Cascais (destino final Cascais) sai da Estação do Cais do Sod

Atacama: um deserto de extremos Pt. III

Prezados leitores, Nesse último post, trarei informações sobre os tours no Atacama que devem ser feitos nos últimos dias da sua estadia, por visitarem os locais de maior altitude no deserto: Lagunas Altiplânicas e Geiser del Tatio. O tour até as lagunas costuma incluir um dos pontos imperdíveis do deserto: o Salar do Atacama. Não deixe de conferir as primeiras partes dessa viagem nos links: http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-i.html http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-ii.html LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E SALAR DO ATACAMA  Esse tour sai de San Pedro de Atacama cedinho (portanto, vá agasalhado), rumo às lagunas, parando no caminho no Pueblo de Socaire. Nesse simpático povoado, há uma igreja do século XVIII, e ao seu redor, é possível ver o típico modelo de agricultura atacamenha, em terraços. Em Socaire, tomamos o café da manhã. oferecido pela agência Layana . Seguimos

Top 6 América do Sul

Prezados leitores, nessa publicação listarei 6 sugestões de locais da América do Sul que merecem ser conhecidos. Esqueçam as capitais como Buenos Aires ou Montevidéu. A ideia é fugir da obviedade dos grandes centros urbanos. Também são locais de importância histórica e belíssimas paisagens naturais, e 4 deles, são andinos. Irei ordená-los alfabeticamente. São locais que conheci e irei apresentar dicas de atrações e hospedagem em cada uma deles! 1. Cartagena de Las Indias, Colômbia Cartagena das índias (em português) é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, especialmente na região do caribe colombiano. O centro histórico da cidade fica dentro da antiga muralha, que é muito bem conservada em vários trechos. Dá para conhecer todo o centro a pé e com relativa segurança, inclusive caminhei sozinha à noite e ao menos essa parte turística da cidade é bem policiada. A única coisa desagradável é o assédio dos vendedores ambulantes, que lhe seguem por metros oferecendo insis